terça-feira, 2 de agosto de 2011

analogia do amor

gosto da analogia de que o leitor compra um livro primeiramente pela capa, no entanto... é durante o processo de leitura que ele conhece a história. 

geralmente criamos algumas expectativas com os livros. ficamos imaginando como toda aquela história irá se desenvolver, de como os personagens irão se comportar... ou até mesmo, de que personagem tomaremos partido.

porém, uma coisa que não se pode esquecer é de que aquela estória já está escrita. independentemente da nossa vontade ou desejo, aquele livro está ali, impresso, colorido... materializado em nossas mãos. 

e quanto à vida? aos nossos relacionamentos? às nossas expectativas?



penso que na vida acontece de maneira semelhante e um tanto quanto mais vibrante. o ser humano pensante e racional... tem o poder dentro de si de transformar uma história, uma vida... mudando alguns parâmetros, alguns pontos de vista, usando outros pontos de partida. 

se entrarmos em uma história sem expectativas de como ela irá se suceder... por certo que nos surpreenderemos a cada início de parágrafo. entregar-se para viver... é descobrir-se no viver.

somos seres racionais dotados de uma inteligencia ínfima perante a inteligencia universal. tudo aquilo que não entendendos ou não compreendemos, dizemos ser irracional. porém, partindo do princípio que a vida não é um simples acaso e que para todas as coisas existem uma explicação lógica, a atração torna-se irracional apenas aos olhos humanos. 

se levarmos em conta o magnetismo que faz com que o acaso aconteça, que os destinos de cruzem, os olhos se encontrem... e os pés percam o chão, saberemos que não há o que temer. tudo na vida acontece na hora e no momento exato que devem acontecer... e por razões ímpares que cada um necessita e atrai. 
uns necessitam ensinar, outros aprender, ambos trocar. trocar experiências, trocar sentimentos, trocar exemplos.... para que assim, dia a dia, pouco a pouco... descobrindo-se um no outro... descobriremos a nós mesmos.

7 comentários:

  1. Um louco dizia que...
    "Boas intenções sem ação não é nada mais do que isso, apenas intenções"

    Tudo depende do ponto de vista que ocupamos na vida, pois em algumas situações somos apenas amigos, outras paqueras, outras pretendentes... mas o que torna nossa visão míope e que embora nossos olhos encontrem aquilo que o coração necessita, muitas vezes não vemos aquilo que é óbvio e isso afasta amigos, corações e amores...

    Já outro louco dizia...
    "Não deixe de acreditar no amor, mas certifique-se de estar entregando seu coração para alguém que dê valor aos mesmos sentimentos que você dá, manifeste suas idéias e planos, para saber ...se vocês combinam, e certifique-se de que quando estão juntos aquele abraço vale mais que qualquer palavra...Veríssimo.

    Voe nas asas de suas imaginação, deixe-se levar pelo profundo e desconhecido campo da imaginação e deixe seu instinto te guiar.

    ResponderExcluir
  2. será que nossa vida, nossos amores, nossas expectativas não são o maior paradoxo existente: tipo, são simplesmente complexas, facilmente enigmáticas, perceptivelmente imperceptíveis?

    por ser um paradoxo é que podemos dizer que o que é do futuro já está escrito no presente...

    e se partirmos dessa premissa podemos dizer: tudo segue uma lei natural. a lei da energia.

    e, como toda energia, somos capazes de canalizá-la (já pensou uma dança feita com a soma da tua energia e do teu parceiro?)

    ;)

    não seria a mesma coisa mágica (e envolvente) de que o 'combinar' pode ser feito de interesses semelhantes e interesses opostos?

    ResponderExcluir
  3. mineiro,
    de fato... tudo depende do nosso ponto vista. concordo contigo.

    acredito que nos tornamos míopes quando nossos olhos procuram algo diferente do que nosso coração necessita.
    procuramos algo que criamos em nossa mente, em nossos ideais, em nossas projeções. com isso, acabamos por afastar quem está próximo... seja um amigo, namorado, paquera. e o pior, sem conhecer realmente quem de fato é essa pessoa.

    veríssimo é genial. há um tempo, ouvi um amigo dizer que... "para saber se um relacionamento tem chances de dar certo... pense em quantos pedaços vocês podem dividir um com o outro - assim como uma pizza mesmo (gostos, sonhos, planos, experiências, preferências, etc).
    quanto mais pedaços vocês dividirem... mais chances terão de passar mais momentos felizes um com o outro.

    afinal, porque passar uma vida inteira tentando idealizar um final feliz... se podemos ter vários momentos felizes durante a vida inteira?

    ResponderExcluir
  4. Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu (Eclesiastes 3)
    Usei esta frase para dar início o texto de homenagem aos 40 anos do Guido. E seguia... Por isso nosso amor chegou no tempo certo. Tempo de crescer e florescerm em uma linda garotinha chamda Emma Lúcia de Mello Guido.
    Acredito que somos o clássico exemplo de que o amor se manifesta na hora certa e no local menos procurado!!!
    Estou mega feliz com teu blog! Vai ser uma honra segui-lo.
    Beijo no teu coração Nathi

    ResponderExcluir
  5. Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu (Eclesiastes 3)
    Usei esta frase para dar início o texto de homenagem aos 40 anos do Guido. E seguia... Por isso nosso amor chegou no tempo certo. Tempo de crescer e florescerm em uma linda garotinha chamda Emma Lúcia de Mello Guido.
    Acredito que somos o clássico exemplo de que o amor se manifesta na hora certa e no local menos procurado!!!
    Estou mega feliz com teu blog! Vai ser uma honra segui-lo.
    Beijo no teu coração Nathi

    ResponderExcluir
  6. pe,

    concordo em gênero, número e grau... quando tu falas que o futuro está escrito no presente. o futuro é o presente de cada instante.

    a ação deste instante... será a reação do próximo. toda a energia na qual dedicamos à ele... será proporcional ao que receberemos de volta. einstein já dizia:

    "A vida é como jogar uma bola na parede:
    Se for jogada uma bola azul, ela voltará azul;
    Se for jogada uma bola verde, ela voltará verde;
    Se a bola for jogada fraca, ela voltará fraca;
    Se a bola for jogada com força, ela voltará com força.
    Por isso, nunca "jogue uma bola na vida" de forma
    que você não esteja pronto a recebê-la.
    A vida não dá nem empresta;
    não se comove nem se apieda.
    Tudo quanto ela faz é retribuir e transferir
    aquilo que nós lhe oferecemos."

    simples assim... ;-) (e quem sou eu pra contestar?)

    e o que falar da energia? ou da troca dela entre duas pessoas? dois amantes, apaixonados...?

    e porque não falar em sinergia? interação...
    palavra de origem grega quer dizer cooperação entre duas partes. essa energia que é canalizada, torna-se aos poucos... maior do que o todo... pois unem-se com um único objetivo.

    ResponderExcluir
  7. cooperação é a chave...

    amantes que não cooperam um com o outro não são 'amantes'... e sim seres que desperdiçam energia...

    a sinergia entre o casal é o que faz o relacionamento belo e bom para os dois... quando os olhos dele são os olhos dela... quando a mão dela é uma extensão da mão dele... quando há sincronia entre ambos...

    e é aí que a bola que cada um joga para o outro volta sempre com a mesma energia... e a relação perpetua... ;)

    ResponderExcluir